Tratamento para gengivite

Gengivite é uma inflamação da gengiva e é considerada o estágio inicial da doença periodontal, sendo, desta forma, mais simples de ser tratada. Quando não se busca um tratamento para gengivite, a doença pode evoluir e causar complicações mais graves. A inflamação e infecção características da gengivite provocam alterações nos tecidos que sustentam os dentes, bem como nas gengivas, ligamentos e osso alveolar, que fica ao redor das raízes dos dentes.

A gengivite é, na maioria das vezes, causada pelo acúmulo de placa bacteriana com o passar do tempo, e normalmente isso vem acompanhado pela higiene malfeita ou mal orientada. A placa bacteriana, ou na linguagem médica, o biofilme, é um material espesso composto de bactérias, muco e resíduos de comida que fica encrustado na parte exterior dos dentes e que também é considerado a maior causa de cárie dentária.

Se não houver um tratamento para gengivite feito com qualidade e o quanto antes, e o excesso de placa não for removido, pode acabar se transformando em um material duro, chamado tártaro, que se mantém colado ao dente, de forma que as bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro sensibilizam as gengivas e as deixam inchadas e inflamadas.

Diferenciais do tratamento para gengivite

Os danos à gengiva que geradas pela gengivite podem ter muitas causas, sendo que até mesmo a escovação excessiva ou a limpeza menos delicada com fio dental podem causar este problema. A doença costuma aparecer mais em adolescentes no início da puberdade, jovens no começo da idade adulta e em mulheres grávidas.

Entre os fatores que aumentam as possibilidades de se desenvolver a gengivite podemos encontrar dentes desalinhados, obturação áspera, aparelhos mal encaixados e mal limpos, dentaduras e próteses que podem irritar as gengivas e aumentar o risco de inflamação, além do uso de medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, bem como metais pesados como, por exemplo, chumbo e bismuto.

Esta é uma doença considerada comum e qualquer pessoa pode ter. Existem, porém, alguns fatores que podem ser considerados agravantes e ajudam no desenvolvimento deste tipo de inflamação, e nos casos onde eles aparecem é preciso buscar tratamento para gengivite. Alguns deles são:

  • Higiene bucal malfeita;
  • Fumo;
  • Problemas como diabetes;
  • Idade avançada;
  • Baixa imunidade;
  • Uso de determinados medicamentos;
  • Infecções dos tipos virais e fúngicas;
  • Boca seca;
  • Alterações hormonais que podem ser relacionadas à gravidez, ciclo menstrual, puberdade e anticoncepcionais;
  • Problemas nutricionais;
  • Uso excessivo de substâncias químicas na região dos dentes;
  • Aparelhos dentais mal posicionados ou sem a limpeza correta.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre tratamento para gengivite

Procurar uma clínica especializada, com toda a tecnologia necessária, que siga as normas de higiene e que conte com um bom grupo de dentistas e periodontistas, é o primeiro passo para se livrar de uma vez do problema da gengivite. Ao encontrar o profissional adequado, serão feitas uma série de análises e o tratamento para gengivite correto será iniciado, evitando que seus dentes sejam comprometidos e a doença evolua. Para saber mais e tirar todas as suas dúvidas relacionadas a esta e outras doenças bucais, fale com um de nossos consultores ou mande-nos uma mensagem. Não deixe de continuar acompanhando nosso conteúdo.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1