Tratamento ortodôntico

Hoje em dia, é recorrente a utilização de aparelhos ortodônticos no intuito de corrigir o formato e a localização dos dentes. A área que se ocupa deste tipo de tratamento é a ortodontia. Antes de falar diretamente sobre esta qualidade de tratamento, é preciso compreender o que é a ortodontia. Esta área estuda o crescimento e também o desenvolvimento da face e dos diversos tipos de dentes que aparecem ao longo da vida como dentição decídua, dentição mista e dentição permanente. Por consequência, a ortodontia busca solucionar os problemas de desvios da normalidade. Além de proporcionar solução ao problema, a dental ortodontia busca prevenir, corrigir e interceptar problemas antes que estes se tornem crônicos.

Quando se fala da colocação de aparelhos é preciso compreender que ele tem como objetivo o restabelecimento da oclusão dentária. O correto posicionamento dos dentes superiores e inferiores ocasiona uma mordida adequada e como consequência obtém-se uma nutrição eficiente e um processo digestivo saudável. Além de evitar problemas desta índole, a procura pela oclusão permite evitar problemas de deglutição, respiração e articulação da mandíbula com a têmpora (ATM). No que concerne à época adequada para a realização do tratamento, não existe uma idade ideal para efetuar este tratamento dental ortodontia. Contudo, alguns cuidados precisam ser considerados como o estado dos tecidos de sustentação dos dentes.

Diferenciais de dental ortodontia

Ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é tratamentos ortodônticos. Muita gente acha que a utilização de aparelhos é algo doloroso e que o desconforto persistirá ao longo do tratamento. Contudo, é relevante informar que a fase mais crítica é a inicial, quando é colocado o aparelho. Após esta etapa, acontecem períodos de desconforto nas primeiras 24- 48 horas após a realização de algum ajuste.

Outra dúvida que assola os potenciais pacientes é a incidência de riscos. Sobre este assunto, é preciso informar que não haverá o aparecimento de nenhum efeito negativo quando o tratamento é realizado por um profissional conceituado. No entanto, algo que precisa ser esclarecido é que o sucesso do tratamento também depende do comportamento do paciente. Este precisa realizar todas as indicações passadas pelo dentista. O ponto principal que precisa ser seguido é a realização da correta higiene bucal.

Quando o assunto é controlar o aparecimento de acomodações pós-tratamento, dental ortodontia oferece soluções interessantes. Geralmente, quando isso acontece pode ser resolvido de maneira fácil por meio do planejamento ortodôntico.

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos: fixos e os removíveis. Os primeiros são compostos por bráquetes, anéis, arco metálico e tubos e estão unidos às peças dentárias por meio de cimento ou substância adesiva. Já os removíveis são encaixados e retirados pelo paciente a qualquer hora. É possível encontrar dois tipos de aparelhos removíveis, os ortodônticos, usados quando é preciso movimentar os dentes, e os ortopédicos, usados para corrigir alterações ósseas. Certamente, o dentista saberá sugerir qual tratamento é o ideal para você.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre dental ortodontia

Uma das recorrentes reclamações nos consultórios dentários é a estética dos dentes, principalmente no que tange aos dentes tortos. Esta questão pode ser resolvida quando se recorre a um excelente dentista especializado em ortodontia. Adotar a melhor opção em ortodontia possibilita o correto posicionamento dos dentes, melhora a mordida devido a oclusão das peças e potencializa uma série de funções corporais como digestão e respiração. Tem mais alguma dúvida sobre a dental ortodontia? Então entre em contato com nossos especialistas na área e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1