Tipos de aparelhos

Infelizmente, os dentes humanos sofrem diversas alterações por vários motivos: desde a passagem do dente de leite para o definitivo, o modo como mordemos os alimentos, o uso exagerado dos bicos artificiais no período da amamentação e até mesmo fatores genéticos acabam entortando os dentes. Para resolver esse problema, é utilizado o aparelho odontológico.

Esses aparelhos têm como função a correção da posição da arcada dentária, seja apenas por fins estéticos ou mesmo por causar problemas na mastigação. Eles existem em dois tipos: fixos e móveis, que serão utilizados a partir da avaliação do ortodontista.

Qualquer pessoa que tenha os dentes tortos, levando a problemas de respiração, na mastigação e esteja buscando uma maneira de fazer essa correção por estética, pode utilizar o aparelho odontológico.

O tempo de uso e o valor de todos os processos que envolvem o aparelho vão depender da gravidade do caso e do profissional escolhido. São necessárias manutenções mensais e, geralmente, o tratamento dura entre dois e três anos.

O uso de aparelhos odontológicos era visto como um tabu na sociedade, por estarem fora dos “padrões de beleza”. No entanto, isso vem sendo modificado. Foi entendido que é algo necessário até mesmo para a saúde das pessoas e também não é mais visto como algo feio, mas até mesmo como um charme.

Diferenciais do aparelho odontológico

Usar um aparelho odontológico é a melhor e mais conhecida maneira de tratamento para a correção da posição dos dentes. É possível perceber que cada vez mais as pessoas têm acesso a esse método e o uso é comum. Com as inovações feitas, o aparelho não é mais algo feio, que causa vergonha. Ele pode ser colorido a critério do paciente, e isso também contribuiu para a quebra de diversos tabus e preconceitos.

Existem várias vantagens acerca de seu uso:

  • Correção da arcada dentária;
  • Melhora as funções mastigatórias;
  • Melhora a deglutição;
  • Melhora a respiração;
  • Reduz os roncos;
  • Acaba com possíveis dores de cabeça.

Também existem diversos tipos de aparelhos que podem ser utilizados de acordo com a avaliação feita pelo ortodontista:

Aparelho Fixo: É o mais utilizado. Composto por bráquetes de metal e elásticos que prendem o fio metálico que serve de guia para o alinhamento dos dentes.

Aparelho fixo estético: É uma variação do aparelho fixo que preza mais pela estética. Possui tamanho cada vez menor e os bráquetes são feitos de porcelana para se “disfarçarem” como dentes.

Aparelho de contenção: São utilizados no céu da boca e geralmente são recomendados após o uso do aparelho fixo. Sua função é evitar que os dentes voltem a entortar.

Outros tipos: Extrabucal, Expansor Palatino, Autoligável, Lingual e Alinhadores Invisíveis (invisalign).

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre aparelho odontológico

Cada vez mais presentes na vida das pessoas que buscam uma boa maneira de corrigir a posição dos seus dentes, o aparelho odontológico é item fundamental. Ele trabalha com a função de alinhar o posicionamento da arcada dentária e suas variações permitem outros tipos de tratamentos, como a manutenção do alinhamento dentário.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1