Tártaro nos dentes

Tártaro nos dentes

O tártaro, ou cálculo dental, além de ser um problema estético, configura também um problema para sua saúde bucal, pois se trata de uma placa bacteriana ou biofilme que, por não ter sido retirada, se solidifica na superfície dos dentes ou sob a gengiva. O tártaro nos dentes propicia o crescimento e desenvolvimento das bactérias e por isso pode acarretar em problemas mais sérios como a cárie ou gengivite.

Quando o cálculo dental se encontra acima da gengiva em sua formação mineral, fica bastante notável sua presença, porque ao contrário da placa bacteriana que é incolor, após sua mineralização ele assume uma coloração marrom ou amarelada e com isso se enquadra, também, como um problema estético. Por se tratar de uma área porosa, que se formou com o auxílio dos íons de cálcio contidos na saliva, o tártaro nos dentes facilita que eles fiquem manchados. O que pode acontecer quando se ingere muito café, vinho, açaí ou quando se é um fumante.

Por isso deve se ter muito cuidado com a higiene bucal, a fim de evitar a formação dessas placas que podem promover doenças periodontais e afetar o que temos de melhor para expressar nossas alegrias, nosso sorriso.

Diferenciais do tártaro nos dentes

O tártaro nos dentes não é um problema tão incomum como se pode imaginar, e por isso é muito importante que tenhamos atenção com nossa saúde bucal. Nesse caso é sempre bom colocarmos em prática alguns cuidados básicos que podem ajudar a prevenir este problema. Entre eles estão:

  • Escovação adequada e correta, pelo menos quatro vezes ao dia;
  • Uso de creme dental antitártaro;
  • Aplicação frequente do fio dental;
  • Consultas periódicas com um dentista.

Uma vez estabelecido o tártaro dental, ele só poderá ser retirado por um profissional da área odontológica, por meio de um procedimento conhecido como “raspagem”, que faz uso de instrumentos especiais para tal retirada.

Após esse procedimento ser realizado e o cálculo dental ser totalmente removido, caso os devidos cuidados com a higiene bucal não sejam tomados, esse problema está sujeito a voltar rapidamente. E para que ele não se torne algo rotineiro, que venha a acarretar em outras doenças periodontais, como dito, é muito importante que as práticas citadas anteriormente sejam introduzidas no seu dia a dia e passem a compor sua rotina. Seguindo esse caminho é que você poderá garantir uma boca saudável e um sorriso magnífico e contagiante.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre tártaro nos dentes

Então, agora é só você marcar sua consulta com um dentista qualificado para que ele possa fazer uma avaliação da sua saúde bucal e assim lhe deixar por dentro de todos os procedimentos a serem tomados para a garantia de um belo sorriso. Para isso, entre em contato com nossos especialistas e assegure um tratamento especial e adequado que vai lhe proporcionar uma boca saudável e tirar qualquer dúvida que possa ter sobre tártaro nos dentes. Após isso você vai querer estabelecer com nossos profissionais uma relação periódica para a manutenção da sua saúde bucal.