Sintomas da halitose

Sintomas da halitose

Algumas vezes, a boca fica com um gosto estranho e parece que o mau hálito é constante. Escovar os dentes não adianta, muito menos utilizar enxaguante bucal – alivia por um tempo, mas não resolve o problema definitivamente. Você sabia que este é um dos sintomas da halitose?

Esta doença pode ter diferentes causas, sendo elas temporárias ou não, e é bastante comum entre a maior parte das pessoas. Afinal, como o hálito é composto pelo ar expirado após a inspiração, trocas gasosas fisiológicas influenciam diretamente na sua composição, então vários fatores podem estar relacionados neste problema.

Quando o sintoma é temporário, é geralmente marcado pelo mau hálito matinal ou após ingerir algum alimento com alho, cebola, condimentos, fazer jejum prolongado ou consumir bebidas alcoólicas. Às vezes, até uma alteração no olfato pode fazer o paciente acreditar que está com halitose e gerar uma preocupação. Mas estes casos são de fácil detecção.

No entanto, os sintomas também podem indicar a presença de outras doenças no organismo, como as de origem respiratória, a exemplo da sinusite e amidalite, digestiva, como erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal e as metabólicas, como diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais, secura na boca, estresse, entre muitos outros.