Saúde Bucal - Life Sorrisos

Saúde Bucal

A saúde bucal está intrinsecamente relacionada à higiene bucal, que é o ato de manter os dentes e a gengiva limpos e saudáveis e deixar a boca sem o famoso mau hálito, por meio de práticas fundamentais como a escovação dos dentes três vezes ao dia, o uso do fio dental diariamente e de produtos de higiene bucal que possuam flúor. Também é importante utilizar uma escova interdental, pois este tipo limpará locais que escovas comuns não limpam com eficiência, que é entre os dentes, local onde pode haver o acúmulo de alimentos.

Além de ter que fazer uma boa limpeza nos dentes e nas gengivas, para a pessoa possuir uma boa saúde bucal é necessário que tenha uma alimentação balanceada, evitar o consumo demasiado de café e chás, pois podem escurecer os dentes, e também, aos tabagistas de plantão, fumar constantemente pode causar gengivite, que é uma doença que deixa as gengivas inchadas, sensíveis, podendo até mesmo causar sangramento e mau hálito.

É importante frisar que a boca é uma das principais fontes de entrada de substâncias no corpo, mas não só substâncias, mas também microorganismos, que às vezes podem ficar na sua boca mesmo. E estes podem causar danos à sua saúde. Por isto é melhor prevenir, cuidando da sua higiene, do que ter que arcar com custos futuros que poderiam ser evitados.

Diferenciais da saúde bucal

A saúde bucal se faz necessária não somente por uma questão estética, mas por questões de saúde mesmo, pois a boca, como já dito, possui contato com diversos tipos de microorganismos que podem causar doenças. E ninguém quer ficar doente, certo? Entre as doenças bucais mais comuns, destacam-se:

  • Placa bacteriana: as bactérias ficam na superfície dos dentes e usam os restos de alimentos que ficam na boca para se desenvolverem. O que é prejudicial, pois vão liberando ácidos que atacam a superfície dos dentes, podendo gerar uma cárie;
  • Cárie: é uma deterioração do dente ocasionada por bactérias, que ficam nos dentes e se consomem os restos de alimentos. Isto faz com que fiquem mais fortes, e elas produzem ácidos que corroem o esmalte dentário, formando buracos nos dentes;
  • Tártaro: caso a placa bacteriana não seja retirada, pode desenvolver o tártaro, que é uma mancha amarela ou até mesmo num tom marrom que é localizada na parte inferior dos dentes. A questão não é simplesmente estética, os organismos invasores podem evoluir para doenças periodontais que afetam o suporte do dente.

    Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre saúde bucal

    Deu pra perceber que para ter uma saúde bucal boa, só é preciso cuidar bem da sua higiene, pois a maioria das doenças, que prejudicam os seus dentes ou sua gengiva, podem ser evitadas se você cuidar bem da sua boca por meio das práticas de higiene já mencionadas acima. Contudo, mesmo que você esteja cuidando bem da sua boca, tenha o melhor dentista e visite-o com uma determinada frequência para ele verificar se você possui algum tipo de doença bucal, pois se tiver, ela precisa ser tratada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *