Saúde Bucal Infantil

Não é porque os dentes de leite caem rapidamente que eles não merecem total atenção e cuidado. São eles que auxiliarão a criança a morder e mastigar alimentos, desenvolver corretamente a fala e ajudarão a manter a saúde bucal infantil e adulta. Adulta sim! Se você não sabia, as raízes e posições dos dentes permanentes estão localizadas abaixo dos dentes de leite, ou seja, isso quer dizer que o cuidado com estes últimos refletirá também nos dentes definitivos.

Os cuidados com a saúde bucal infantil começam em casa desde a nutrição adequada, já que alimentos como lanches, frituras e bebidas açucaradas aumentam o risco de a criança desenvolver cáries e, consequentemente, maiores danos no futuro. Uma boa escovação e a utilização do fio dental também devem existir desde cedo. Com o tempo, a criança irá querer ela mesma escovar os seus dentes. Desta forma, o ensino e acompanhamento dos pais, bem como de um dentista, é imprescindível ainda na infância. Mais do que cuidados diários, existem problemas relacionados à ortodontia que costumam aparecer ainda quando os dentes permanentes estão crescendo, ressaltando mais uma vez a importância de um acompanhamento profissional.

Diferenciais da saúde bucal infantil

 

Como foi explicado, conciliada com cuidados que devem vir de dentro de casa, a saúde bucal infantil deve contar com profissionais especializados. As consultas odontológicas devem ter início próximo ao primeiro aniversário da criança, já que, de acordo com pesquisas, é na idade pré-escolar que os pequenos apresentam a maior quantidade de cáries.

Em relação à parte de ortodontia, o recomendado também é que os cuidados se iniciem na infância. Assim que os dentes permanentes começam a nascer, os problemas ortodônticos costumam aparecer também. O ideal é colocar os aparelhos quando a mandíbula da criança ainda está crescendo, pois é mais fácil corrigir o problema do que depois que já estiver formada. Embora muitos pais não saibam, a maioria das opções de tratamentos existentes para os adultos também é disponível para as crianças, como radiografias, aparelhos ortodônticos e selantes dentários.

 

Desta forma, fica claro que o acompanhamento de um profissional odontológico no desenvolvimento e cuidado dos dentes é fundamental não só para manter a saúde bucal infantil em termos de limpeza, evitando cáries, mas também em relação à posição dos dentes. O alinhamento, problemas de crescimento e disfunções dentárias muitas vezes independem do cuidado com os dentes, costumando aparecer de qualquer forma. Porém, quando o paciente recebe tratamento profissional desde criança, as chances de o problema ser resolvido com sucesso são muitos maiores.

 

Fale com os nossos especialistas e saiba mais
sobre saúde bucal infantil

 

Este artigo te ajudou? Esclareceu suas questões? Você conseguiu compreender a importância de manter os cuidados com a saúde bucal das suas crianças e do quão necessário o acompanhamento de um profissional é? Ainda ficou alguma dúvida? Converse com nossos especialistas e descubra tudo que precisa saber obre a saúde bucal infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *