O nosso corpo é uma máquina que trabalha muito bem com todos os seus componentes interligados. E, quando há algo de errado, ele dá sinais que nem sempre são compreendidos. No entanto, o sangramento na gengiva é um sinal que deve ser levado em consideração para evitar que algo que já não está tão bem se complique ainda mais. No entanto, não é isso o que muitas pessoas fazem. Normalmente elas percebem que sua gengiva está sangrando quando elas estão escovando os dentes. E muitas vezes elas convivem com isso por muitos anos por não acreditarem que isso seja importante.
Mas a gengiva é fundamental para proteger os dentes e, assim, é muito importante para protegê-los e também a estrutura óssea do ataque das bactérias ou corpos estranhos. Sua cor normal é rosada e fica bem justinha ao dente (a não ser que ocorra algo que a impeça de ficar próxima ao dente como, por exemplo, o fio dental cortá-la). No entanto, ela deve ser capaz de suportar traumas advindos com a mastigação e escovação sem que venha a sangrar.
Quando acontece o sangramento na gengiva com o menor contato é porque, geralmente, a higiene bucal está sendo feita incorretamente. Ou seja, a limpeza da boca está inadequada, o que permite que a placa bacteriana se calcifique e cause o tártaro que só pode ser retirado pelo cirurgião-dentista. Mas quando não ocorre essa remoção, as bactérias que estão ali presentes começam a liberar algumas toxinas que irão inflamar a gengiva e, assim, causar o seu sangramento. Como os sintomas que o paciente sente são pequenos, eles são considerados sem importância e, por isso, eles podem ficar anos sem procurar um profissional da saúde bucal.
Diferenciais do sangramento na gengiva
O sangramento na gengiva ocorre quando ela fica inflamada. Isso normalmente acontece quando a placa bacteriana presente nos dentes não é removida na escovação e ela acaba endurecendo, dando origem ao tártaro e, a partir daí, as bactérias ali presentes começam a liberar toxinas que a machucam e, quando não tratada, ela pode se agravar e se tornar uma periodontite.
Outros fatores que podem levar ao seu sangramento são:
- Qualquer tipo de desordem hemorrágica;
- Escovar os dentes com muita força;
- Alterações hormonais que ocorrem durante a gestação;
- Dentaduras que não estão muito bem ajustadas;
- Púrpura idiopática trombocitopenica;
- Fio dental utilizado de forma inadequada;
- Infecção que esteja relacionada a gengiva ou ao dente;
- Escorbuto;
- Leucemia;
- Afinadores de sangue que estão sendo utilizados;
- Falta de vitamina K.
Em alguns casos o sangramento na gengiva pode não ser nada. No entanto, se ele perdurar por muito tempo e for grave, após fazer o tratamento as gengivas continuam sangrando ou se tiver algum sintoma inexplicado, é preciso que o paciente busque a ajuda de um profissional da saúde.
Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre sangramento na gengiva
O sangramento na gengiva é um indício de que algo não está indo bem no corpo humano. No entanto, isso pode estar associado a uma escovação inadequada que não retira a placa bacteriana completamente e acaba permitindo que se formem os tártaros. Assim, as bactérias presentes neles soltam toxinas que podem inflamar a gengiva. Tem alguma dúvida quanto ao assunto abordado? Então entre em contato com nossos especialistas para tirá-la. Você também pode acessar nossos canais para ter acesso a mais conteúdos que tratam desse tema. Deixe seu comentário e opinião e compartilhe nossa página.
>>> AGENDE SUA AVALIAÇÃO <<<
TELEFONE: 11 3686-4922 OU WHATSAPP: 11 98202-4334
[Confira o CRO e o RT no perfil da página da clínica]