Prótese Dentária

Uma prótese dentária pode ser definida como uma restauração dentária que pode ser removida pelo paciente quando não é necessário seu uso. A prótese dentária é, de longe, a forma mais comum que a maioria dos pacientes opta para substituir os dentes ausentes.

A razão por trás disso é que, apesar de todos os avanços na tecnologia dental, a prótese dentária removível é não-invasiva e não requer quaisquer incisões cirúrgicas ou de recuperação dolorosa.

A prótese dentária é suportada por tecidos circundantes na cavidade oral, e pode ser convenientemente removida pelo paciente quando não está em uso, ou substituída quando necessário.

Dentistas costumam recomendar o uso de prótese dentária removível para pacientes que não desejam se submeter a quaisquer tipos específicos de cirurgia dentária para substituir os dentes ausentes, e que, portanto, certamente podem se beneficiar desta restauração de modo específico.

A aplicação de uma prótese dentária pode melhorar as habilidades de mastigação, ajudar a manter o tônus muscular que se perde com a perda do dente, restaurar ou melhorar a capacidade do doente para falar e pronunciar melhor as palavras e, acima de tudo, dar ao paciente um impulso na auto-estima, que é normalmente perdida assim que começa a perder os dentes.

Diferenciais da Prótese Dentária

Pode-se dividir a prótese dentária removível em dois tipos: Total (também conhecida como dentadura), ou parcial. A prótese parcial é utilizada em pacientes que estão em falta apenas de alguns dos seus dentes. Essa prótese fica ancorada nos dentes naturais restantes do paciente, fechando o espaço vazio.

Os dentes de substituição em uma prótese parcial estão geralmente ligados a uma base de plástico colorido, que é ligada a uma estrutura metálica que irá manter a dentadura no lugar quando colocada dentro da boca do paciente. Próteses parciais removíveis são eficazes não só em preencher as lacunas criadas pela falta de dentes, mas também em evitar que os dentes naturais remanescentes mudem de posição.

Já a prótese dentária total, ou dentadura completa, por outro lado, é utilizada para substituir todos os dentes do paciente, seja no maxilar superior ou inferior do arco mandibular. A prótese total convencional é um tipo de prótese dentária removível que é inserida na boca após as gengivas estarem completamente curadas da extração dos dentes.

Porque as gengivas podem levar algum tempo para curarem, a dentadura completa não pode ser utilizada brevemente. É possível aplicar uma dentadura completa imediatamente após as extrações, entretanto, como as gengivas e os tecidos encolhem após curar, a prótese dentária tende a se soltar, tornando um reajuste posterior necessário.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre Prótese Dentária

No início, a nova prótese pode trazer uma sensação desconfortável ou estranha. O paciente pode experimentar salivação excessiva, dificuldade em comer ou falar, e uma sensação de que a prótese é tão espessa que a língua não tem espaço suficiente para se mover dentro da boca. Todos estes incômodos, no entanto, acabam por desaparecer ao passo que o paciente fica mais e mais habituado ao uso da prótese, levando a uma sensação de pleno conforto após certo tempo. Caso você queira saber mais detalhes a respeito de prótese dentária, por favor, entre em contato com um de nossos especialistas hoje mesmo! Será um prazer atendê-lo.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1