O que é a restauração dentária?

O que é a restauração dentária?

A Restauração dentária é parte da área da odontologia que engloba as restaurações para tratar cáries ou traumas. A restauração ou obturação é a reconstrução do dente, através do uso de materiais como resina, que é da cor do dente, amálgama que é de cor prateada e em alguns casos até ouro. Este é um dos tratamentos mais utilizados na odontologia.

A Restauração dentária é o tratamento mais recomendado para acabar com a cárie e com a dor de dente causada por ela, em determinados casos. A função do dentista ao fazer uma restauração é limpar toda a zona careada com uma máquina própria e colocar a resina, ou material correspondente, por cima do dente para fechar a região, evitando ou retardando o surgimento de novas cáries no mesmo local. Quando a cárie é mais profunda, o dentista faz o tratamento de canal, que é a retirada de parte interna do dente, comprometida pela cárie e após isso a restauração com a resina ou outro material. Dependendo do caso, será necessário até remover o dente por inteiro, e a substituição por uma prótese no local, para que não fique um espaço que propicie o acúmulo de alimentos que facilita o aparecimento de cárie e tártaro.

Diferenciais de restauração dentária

A Restauração dentária recupera os dentes danificados por cárie e suas funções normais. Seu dentista pode considerar diversos fatores ao escolher qual tipo de material restaurador será utilizado. Não existe um tipo ideal, e a extensão do preparo, casos de alergia a certos materiais e o local da boca que precisa ser restaurado, além do custo. Conheça as principais formas de restauração:

  • • Restaurações de Ouro: são feitas sob encomenda e cimentadas no dente em questão. São bem aceitas pelos tecidos gengivais e podem durar mais de 20 anos. Por esta razão, muitos autores consideram o ouro o melhor material de restauração. No entanto, é geralmente a opção mais cara e requer mais visitas ao dentista.
  • • Restaurações de amálgama (prata): são muito resistentes e mais baratas do que as de ouro. Porém, por causa de sua cor mais escura, são mais aparentes que a porcelana ou o a resina, e não são utilizadas em áreas muito visíveis, como os dentes anteriores.
  • • Restauração com resinas compostas (plástico): combinam com a cor dos dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. Os ingredientes são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde endurecem. As resinas compostas são mais frágeis, podem lascar ou se desgastar com o tempo e manchar com pigmentos como o café, chá ou tabaco, além de não durar tanto quanto outros tipos de restaurações.
  • • Restaurações de porcelana: são feitas sob medida por um laboratório de prótese e, em seguida, cimentadas no dente. Podem combinar com a cor do dente e são mais resistentes a manchas. Seu custo também é alto.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre restauração dentária

Em determinados casos, quando há carie nos dentes e ainda não chegaram no nível de necessidade de tratamento de canal ou extração, a Restauração dentária é a forma mais indicada para tratar e recuperar os dentes, seu dentista saberá, após uma consulta mais específica, qual será o material utilizado para fazer a restauração e finalizar o tratamento. É muito importante consultar o seu dentista regularmente e evitar possíveis problemas, ter uma escovação correta e bons hábitos alimentares. Para saber mais sobre este e outros tratamentos dentários importantes para sua saúde bucal, mande-os uma mensagem ou fale com um de nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas.