Odontopediatra

Os cuidados da saúde bucal são muito importantes. Quanto mais cedo se fizer uma visita ao dentista, melhores serão as qualidades e saúde do paciente. Muitas pessoas não sabem, mas os bebês e as crianças não só podem como devem visitar um profissional de saúde bucal. O dentista dedicado a cuidar da saúde bucal de bebês e crianças é chamado de odontopediatra. Esse profissional é especializado em cuidar dos pequenos, desde bem pequenos. O objetivo deste profissional é cuidar dos dentes de leite que são muito importantes para o desenvolvimento do osso facial, cuidar da preservação dos espaços dos dentes permanentes, ou seja, se os dentes que irão substituir os dentes de leites terão espaço suficiente. E caso haja necessidade, optar pelo uso de aparelhos.

Essa prevenção desde cedo evita que a falta de espaço contribua para aparecimento de alguns problemas como: disfunção da articulação da mandíbula, problemas na fala e na mastigação de alimentos. O odontopediatra deve ser procurado a partir do aparecimento do primeiro dente de leite da criança, para que os pais ou responsáveis fiquem cientes de como deve ser feita a higienização bucal, para que a higiene seja feita de maneira correta e fácil, para que a criança seja trata de maneira eficiente e com seus devidos cuidados. Este profissional ensina a criança desde cedo a gostar de cuidar de seus dentes, fazendo com que ela se divirta ao escovar os dentes e que leve esse hábito para o resto de sua vida.

Diferenciais do odontopediatra

O odontopediatra é o profissional que faz toda a diferença, não só para as crianças, mas para a vida toda. Pois é importante que a criança desde cedo saiba que cuidar da saúde bucal é algo muito importante, e este profissional ensina justamente isso. São hábitos que elas irão aprender para a vida toda. A visita a este profissional é muito eficaz na prevenção de cáries, já que é um dos problemas mais comuns entre as crianças. Outra função muito importante deste profissional é a prevenção da fluorose provocada pelo excesso de consumo de flúor, seja pela pasta de dente ou na própria água. Esse excesso pode ocasionar futuramente o aparecimento de manchas nos dentes incisivos que geralmente são brancas e que podem provocar um incômodo estético na vida adulta.

Muitas pessoas têm medo de visitar um dentista, devido a experiências negativas, principalmente na infância. Por isso o trabalho desempenhado por este profissional é de extrema importância. O tratamento de crianças deve ser feito de uma maneira mais cuidadosa e especial, o profissional deve atender o pequeno paciente com muita atenção, para que ele se sinta confortável. O ambiente do consultório também deve ser atrativo para os pequenos, com muitas cores, bichinhos para que eles se sintam a vontade. O trabalho deste profissional é muito importante. Além de cuidar da saúde bucal na infância, ainda ensina hábitos importantes para a vida toda, além de evitar problemas no futuro.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre odontopediatra

A saúde bucal é muito importante, e a ida ao dentista deve ser um hábito comum para todos. Por isso, a visita a um odontopediatra desde cedo é fundamental para uma saúde exemplar. Se você se interessou sobre o assunto e quer saber mais ou conhece alguém que se interessa, converse com os nossos especialistas que eles irão tirar todas as dúvidas.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1