Odontologia pediátrica

Odontologia pediátrica

O cuidado com a higiene bucal tem que começar a ser praticado, ensinado e incentivado desde cedo, assim como o acompanhamento profissional de um dentista deve ser feito com todas as crianças logo no início da infância. Às vezes a ideia de que o acompanhamento com um dentista pode ser sofrido para uma criança é disseminada entre nós e isso gera até um medo nelas na hora de ir fazer a visita periódica com o profissional. Mas é importante lembrar que existe uma área especializada para cuidar dos nossos pequenos, que é a odontologia pediátrica, e que os profissionais dessa área estão preparados para cuidar da saúde bucal das crianças com muita paciência e atenção.

É muito importante que a criança seja acompanhada, desde cedo, pelo melhor profissional da área, pois é na infância que ela aprenderá a higiene bucal durante o resto da sua vida. Só um profissional especializado na área de odontologia pediátrica vai conseguir passar a confiança necessária para que a criança siga no tratamento sem medos e sem ansiedades. Por isso comece desde já a cuidar da higiene bucal dos seus pequenos e não deixe de levá-los a uma consulta periódica com os melhores profissionais de odontopediatria, para que ela cresça com uma boca saudável e possa ter um belo sorriso.

Diferenciais da odontologia pediátrica

O profissional da odontologia que opta por trabalhar com crianças precisa fazer especialização na área de odontologia pediátrica para que ele aperfeiçoe suas técnicas de tratamento, pois as crianças além de ter uma anatomia da boca diferenciada e necessitar de cuidados específicos para cuidar dos dentes, também precisam de um atendimento mais distinto, que às vezes exige mais paciência ou ações mais lúdicas.

Então, essa área específica da odontologia possui alguns diferenciais na hora da sua prática profissional, onde o dentista deve estar preparado (a) para lidar com:

  • O sistema biológico do bebê, da criança ou do adolescente;
  • A percepção sobre o âmbito psicológico e social delas;
  • A atuação dentro de uma estrutura transdisciplinar com outros profissionais de saúde e de áreas correlatas com o paciente.

Assim, o ideal é que o bebê, a criança, ou o adolescente, seja atendido por profissionais qualificados e responsáveis que lidará de forma paciente, educativa e cuidadosa com os clientes dessas fases. E com isso a criança já crescerá habituada às práticas de higiene bucal, vai poder cuidar da qualidade de seu sorriso e desde cedo irá evitar problemas futuros com sua saúde bucal, o que promove até a autoestima e segurança da criança.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre odontologia pediátrica

Para entender melhor sobre a área da odontologia pediátrica e tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados bucais e acompanhamento profissional das crianças, entre em contato com nossos especialistas e garanta um atendimento seguro, responsável e de qualidade para os pequenos. Aqui você pode contar com um atendimento eficiente que preza pela qualidade de vida dos seus clientes, de todas as idades, e que promove o cuidado com a saúde bucal em todos os sentidos. Entre em contato pelo nosso site e faça-nos uma visita.