Odontologia infantil

Existe uma época certa para iniciar as consultas com o dentista? Sem dúvidas, começar a frequentar o consultório do dentista nos primeiros anos de vida é fundamental em termos de prevenção de lesões e para evitar problemas como cáries e outros desconfortos na vida das crianças. A odontologia infantil se ocupa justamente desta área, cuidar da saúde bucal dos pequenos. No que concerne à época ideal para procurar o dentista infantil, é preciso considerar a possibilidade de levar a criança ao consultório após o sexto mês de vida ou logo após que comecem a despontar os primeiros dentinhos no bebê.

Muita gente acredita que as crianças não precisam frequentar regularmente o consultório do dentista por conta dos dentes de leite, que são transitórios. No entanto, é nesta época que se pode detectar malformações ósseas e outros problemas bucais. Portanto, a crença que não é necessário procurar o dentista nesta fase da vida é completamente errada. Além de ir ao dentista com frequência por conta da prevenção de doenças e desconfortos, é preciso que a criança efetue a correta higiene bucal seguindo as regrinhas básicas impostas pela odontologia infantil como escovar os dentes após a ingestão de qualquer alimento, evitar consumir alimentos com açúcar, utilizar fio dental, entre outras.

Diferenciais da odontologia infantil

Um dos maiores problemas que rondam este assunto, a odontologia infantil, é a falta de informação. Este déficit não é unicamente dos pais dos pequenos como também dos outros profissionais da saúde. O ideal é que os profissionais como enfermeiras e pediatras estejam cientes da necessidade de buscar a prevenção da saúde bucal e, por consequência, da saúde corporal. Neste sentido, vale a pena considerar que muitas infecções bucais acabam desencadeando problemas corporais. Por isso “prevenir é o melhor remédio”.

As mamadeiras são muito utilizadas, principalmente por causa do consumo do leite. No que se refere ao uso das mamadeiras, é importante considerar a importância de escovar os dentes após tomar mamadeira. Se a criança não efetuar a escovação, as chances de ocorrer o aparecimento de cáries aumentam consideravelmente. Além deste problema, ocorre a incidência de lesões ortodônticas durante a primeira infância. Algo que precisa ser considerado pelos pais dos pequenos é que a saúde bucal da criança depende dos horários das refeições, higiene e tipos de alimentos ingeridos. Ou seja, além de levar a criança ao dentista, é imprescindível contar com cuidados diários a fim de garantir a saúde bucal das crianças.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre odontologia infantil

A visita ao dentista deve ser providenciada já nos primeiros meses de vida do bebê ou no momento em que a criança manifesta o aparecimento dos primeiros dentes. Embora a falta de informação seja frequente, é importante citar que hoje em dia a internet tem colaborado na conscientização das pessoas quanto a necessidade de consultar o dentista desde a tenra infância. Ao precisar marcar uma consulta com o dentista, aposte na melhor opção do mercado. Tem mais alguma dúvida, ou deseja se informar melhor sobre odontologia infantil? Então entre em contato com nossos especialistas na área e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1