Periodontia - Life Sorrisos

Periodontia

A periodontia nada mais é do que uma especialidade odontológica que faz a prevenção e o tratamento das doenças que atingem os tecidos que protegem os dentes e dá sustentação. Ou seja, essa especialidade faz o tratamento da gengiva e dos ossos.

A gengiva tem um papel importante para os nossos dentes pois ela é responsável por revestir o osso que dá sustentação a eles. E, quando ela fica inflamada ou infeccionada é necessário fazer um tratamento periodontal.

Pois, quando as bactérias infeccionam esses tecidos surgirá um espaço entre a gengiva e o dente que recebe o nome de bolsa periodontal. Essa bolsa permite que haja um acúmulo de resíduos dos alimentos e de bactérias.

Em adultos, a doença periodontal é a maior responsável pela perda dos dentes. Seu sinal mais característico é o sangramento mas também pode fazer com que o dente altere sua posição, se mova, que haja retração na gengiva, retenção de alimentos, inchaço entre outros sintomas.

Isso ocorrer quando uma pessoa não faz uma boa higiene bucal, gosta de fumar, tem stress, imunidade baixa e maus hábitos alimentares. Dessa forma, a gengiva ficará mais fragilizada e pode ocorrer infecções devido as bactérias ali presentes. Como a gengiva reveste o osso responsável por sustentar os dentes, quando ela não está bem os dentes sofrem as consequências.

Diferenciais da periodontia

 

O tratamento da doença periodontal se dá através da raspagem e do alisamento das raízes dos dentes para remover a placa bacteriana. Mas, quando os instrumentos utilizados na raspagem não alcança toda a área da raiz que está comprometida, o mais indicado é fazer uma cirurgia para que o seu acesso seja facilitado.

Se o paciente não procurar tratamento ele pode ter sequelas que alteram a sua estética como, por exemplo: dente que se deslocou, gengiva retraída que aumentará o comprimento do dente, perda dental, o osso alveolar pode diminuir a ponto de dificultar futuros tratamentos protéticos, pode provocar espaços entre os dentes e mau hálito. Mas todas essas sequelas podem ser minimizadas ao se fazer um procedimento cirúrgico e protético.

É por esse motivo que o ideal é que se faça uma visita periódica ao dentista. Assim, se tiver algo de errado ele recomendará o seu tratamento tão logo o descubra.

Mas, se o paciente não tiver como ir ao dentista periodicamente ele deve estar atento a alguns sinais e procurar seu dentista assim que perceber que algo não vai muito bem com sua boca. Afinal, essa especialidade odontológica é responsável por resolver os seguintes problemas:

  • Remover a placa bacteriana e os cálculos dentários
  • Diminuir o grau de infecção na boca
  • Curar um processo inflamatório ou infeccioso
  • Desaparecer a supuração e o sangramento da gengiva
  • Prevenir contra doenças que possam provocar a perda do dente

    Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre periodontia

    Se o paciente não procurar por um tratamento assim que perceber algo estranho com sua gengiva ou dentes, ele corre um grande risco de ter sequelas estéticas como, por exemplo, perder um ou mais dentes ou ainda ficar com espaço entre os mesmos. Quer tirar alguma dúvida que surgiu sobre periodontia? Você pode entrar em contato com nossos especialistas. Caso queira mais conteúdos relacionados a esse tema você pode acessar os nossos canais e adquirir mais conhecimentos. Deixe seu comentário e opinião e compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *