O que é aparelho dentário?

O que é aparelho dentário?

O aparelho de dente, ou aparelho ortodôntico, é uma opção de tratamento utilizada por ortodontistas para correção da posição dos dentes e dos ossos do maxilar. O desalinhamento pode provocar sintomas como dores de cabeça, dificuldades na mastigação, problemas respiratórios e até mesmo o indesejado ronco. Além disso, interfere na harmonia estética do rosto. Como gera dificuldade na limpeza diária e na mordida, há risco de perda precoce dos dentes e deterioração. Com a evolução dos aparelhos ortodônticos, não há mais necessidade de passar por essas complicações: tratar com antecedência para evitar problemas futuros é a alternativa mais indicada. Hoje em dia, o modelo fixo é o mais conhecido e utilizado por quem deseja alinhar os dentes e garantir um sorriso bonito e saudável. Os niveladores transparentes e o aparelho móvel são outras opções para garantir bons resultados.

O aparelho de dente é indicado a pacientes de todas as idades que apresentem algum dos problemas mencionados ou apenas sintam um desconforto estético em relação ao alinhamento dos dentes. Geralmente, a calcificação dos ossos da face ocorre por volta dos 13 anos de idade e a partir daí é interessante pensar em deixar o sorriso mais bonito.

Diferenciais do aparelho de dente

Para aqueles que têm receio em relação a possíveis dores ou muito tempo de uso, atualmente os tratamentos são muito mais rápidos e não causam tanto incômodo ao paciente: vantagens que as pesquisas na área e o avanço tecnológico trouxeram ao longo das últimas décadas. Em termos estéticos, há opções que fazem com que o aparelho passe praticamente despercebido para os outros no dia a dia. Para definir o tipo ideal de aparelho para o paciente, o ortodontista geralmente pede radiografias da face, da dentição e modelos em gesso das arcadas. O aparelho de dente mais comum conta com braquetes de metal – as peças que ficam mais aparentes durante o tratamento – e são ideais quando há necessidade de uma movimentação significativa dos dentes e da mandíbula. Já os aparelhos ortodônticos estéticos contêm peças de cerâmica ou de porcelana, na mesma cor dos dentes. Essa última opção é mais frágil e sua recomendação varia de acordo com o caso. Há ainda o aparelho ortodôntico lingual, opção na qual os braquetes são colados na parte de trás dos dentes. O aparelho ortodôntico móvel é indicado para movimentações dentárias mais sutis e para crianças em fase de crescimento.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre o aparelho de dente

Agora que você conhece melhor os benefícios do uso do aparelho de dente, não deixe o tratamento para depois. Como pode-se perceber, temores relacionados à dor excessiva ou tratamentos muito longos já ficaram no passado. Hoje em dia, o uso do aparelho ortodôntico é prático, fácil e acessível. Quanto antes houver cuidado com o alinhamento dentário, menos chances da ocorrência de problemas futuros para pacientes de todas as idades. Além disso, não há cartão de visitas melhor do que um belo sorriso no rosto. Converse com nossos especialistas no assunto e se informe sobre a melhor opção para poder sorrir com tranquilidade e esbanjar alegria.