Inflamação na gengiva

Este tipo de inflamação é causada principalmente pela presença de placa bacteriana ou por uma película pegajosa que se forma nos dentes, também conhecida por biofilme dental. A escovação diária realizada de forma correta e a utilização de fio dental tendem a eliminar resíduos de placa bacteriana que se acumulam ao longo do tempo nos dentes. Quando este processo não ocorre adequadamente, a placa pode se transformar em tártaro, que é um depósito duro de bactérias e restos de comida. As toxinas do tártaro e da placa irritam e sensibilizam o tecido ao qual os dentes estão presos, causando a inflamação na gengiva.

Vários são os fatores que podem auxiliar no desenvolvimento desta inflamação. Entre eles o excesso de escovação e a utilização inadequada do fio dental, mudanças hormonais, a utilização de alguns medicamentos. Entre os sintomas da inflamação na gengiva destacam-se a sensibilidade, o inchaço e até sangramento no processo de escovação. A cor da gengiva também pode sofrer alterações ficando mais vermelha que o comum ou até mesmo roxa. Os dentes podem parecer mais longos devido a retração das gengivas, que ao se separar dos dentes também podem criar uma bolsa neste espaço. Pode haver secreção de pus em volta dos dentes e gengiva. Alteração da mordida e mau hálito ou gosto ruim na boca também são comuns.

Diferenciais do tratamento de inflamação na gengiva

O tratamento adequado da inflamação na gengiva se dá por meio da avaliação. É necessário identificar em qual dos três estágios a seguir você se encontra:

  • Gengivite: É o primeiro estágio da inflamação, caracterizado pela placa bacteriana e tártaro acumulados. Com o tratamento adequado a gengivite ainda pode ser revertida, já que o dano é causado apenas na gengiva;
  • Periodontite: É o estágio em que o osso e as fibras de sustentação aos dentes são danificados irreversivelmente. O tratamento visa prevenir danos ainda maiores neste caso;
  • Periodontite avançada: Este é o estágio final, com as fibras e o osso já danificados irreversivelmente, os dentes ganham mobilidade e a perda deles pode ser uma consequência se o tratamento não for eficaz.

O tratamento consiste em eliminar as causas da inflamação do tecido gengival. Para tanto, é necessária a união entre dentista e paciente, pois só desta maneira os sintomas serão amenizados e a evolução para estágios mais avançados será contida.

O dentista fará orientações sobre a forma adequada de escovação e como a limpeza com o fio dental deve ocorrer, bem como o período em que devem ser realizados. Já o tártaro só poderá ser eliminado por meio de uma limpeza profissional. No entanto, se o problema já evoluiu para os estágios mais graves, somente um tratamento em consultório trará os efeitos necessários para que a inflamação não prejudique ainda mais sua saúde bucal.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre inflamação na gengiva

Justamente por tratar-se de um cartão de visitas, o seu sorriso deve ser priorizado. Portanto, ao primeiro sinal de formação de placa ou tártaro não hesite em buscar auxílio profissional. Não economize nos cuidados para a realização dos procedimentos necessários. Fique atento a qualquer sinal de risco. Cuide da sua saúde bucal e esteja sempre atualizado das novidades para auxiliar no tratamento de seus dentes. Fale com nossos especialistas em inflamação na gengiva e tire as suas dúvidas. Certamente uma excelente relação de confiança será formada a partir desta conversa.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1