Implantodontia

A implantodontia, como o nome sugere, é uma das especialidades da grande área da odontologia responsável por implantes de próteses dentárias. Desse modo, todo o processo de implantação dentária faz parte dessa especialização odontológica, desde a preparação da mandíbula com a fixação da base, que são parafusos, até a colocação dos dentes artificiais sobre essa plataforma. Geralmente, o material utilizado na composição do implante é o titânio, visto que esse metal possui baixo índice de rejeição por parte do corpo humano. Nesse caso específico, é o elemento que apresenta melhor interação no processo de osseointegração, que é a incorporação do material ao organismo, por meio da formação de tecido ósseo. Ou seja, de modo geral, é a aceitação do novo elemento integrado ao corpo.

Assim, a implantodontia é um procedimento que exige tempo, paciência e dedicação, pois é realizada, na maioria dos casos, em várias etapas, que podem durar alguns meses, dependendo do sistema adotado para o implante, da quantidade de próteses prevista e da reação biológica de cada pessoa. Portanto, o ideal é contratar a clínica odontológica que oferece aos pacientes um acompanhamento mais aproximado, com experiência, habilidade e empenho dos profissionais em proporcionar um belo sorriso aos seus parceiros.

Diferenciais da implantodontia

O setor de implantodontia se desenvolve cada vez mais com o passar dos anos e isso beneficia, incontestavelmente, os pacientes que necessitam de uma reabilitação dentária. Afinal, os dentes são importantíssimos para a saúde física e mental de um indivíduo. Por exemplo, no âmbito físico, a mastigação se responsabiliza por grande parte do sistema digestivo e se realizada de maneira ineficiente, pode elencar diversos problemas nesse complexo. Já na parte mental e psicológica, o sorriso é um dos cartões de visita e a ausência dos dentes pode provocar uma baixa autoestima, exclusão social, entre outras consequências.

Com o desenvolvimento dessa área, surgiram diversos métodos que são utilizados para chegar ao mesmo objetivo. No entanto, cada um dos modelos é recomendado para um padrão de pacientes específico. Dentre essas opções, destacam-se:

  • Implante ósseo integrado: O mais comum entre todos, consiste na implantação, por meio de cirurgia, dos pinos de titânio na mandíbula e é aguardado o processo de osseointegração e cicatrização, e só depois é que são aplicadas as próteses sobre a base;
  • Implante com carga imediata: Esse sistema é parecido com o anterior no que diz respeito à colocação dos parafusos, como se fossem as raízes. Porém, se diverge do procedimento anterior pelo fato de não ser dividido em etapas, ou seja, a prótese dentária é fixada imediatamente. Assim, a integração dos tecidos ósseos com o metal implantado ocorre já com os dentes artificiais.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre implantodontia

Contrate a clínica odontológica que oferece toda estrutura e qualidade no atendimento e em todos os procedimentos de implantodontia, que conta com profissionais experientes e habilidosos e devidamente licenciados pelo conselho regional de odontologia, e que tenha o compromisso de contribuir para a reabilitação bucal e devolver o sorriso. Fale com os nossos especialistas e sabia muito mais sobre o assunto. Deixe comentários demonstrando as suas dúvidas e questionamentos para receber dicas e recomendações de quem tem bastante conhecimento sobre o tema. Continue acompanhando os nossos conteúdos, visite a nossa rede social e fique por dentro das atualizações e novidades oferecidas.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1