Dentista para criança

A maioria das pessoas costuma ter aquele receio de ir ao dentista, mesmo que os tratamentos atuais reduzam a possibilidade de dor até o mínimo possível. Se os adultos já sofrem por antecedência, os pequenos então, nem se fale. Por isso a importância de um dentista para criança que seja especializado em lidar com os temores dessa faixa etária com todo o cuidado. Além disso, desde que os primeiros dentes de leite começam a surgir, a criança deve iniciar as visitas ao dentista para que tudo corra bem desde o início. Diferente do que maioria dos pais pensa, um dentista específico para criança não é apenas um profissional que trataria a dentição de adultos.

Há uma série de especificidades relacionadas aos estágios iniciais do desenvolvimento dentário que devem ser levadas em conta. Fora os tratamentos convencionais, um item que sempre ganha a atenção na faixa etária a partir de 10 anos é o aparelho ortodôntico. Como os ossos ainda estão em desenvolvimento, essa é uma ótima fase para corrigir alinhamento e evitar problemas futuros. Com o acompanhamento desde cedo, a criança se tornará um adulto com dentição saudável, que saberá cuidar adequadamente da saúde bucal desde cedo. Por isso a importância de estimular os cuidados o quanto antes.

Diferenciais do dentista para criança

Conhecido como odontopediatra, o dentista para criança tem especialização específica e habilidades para lidar com a dentição dos pequenos. Muitas vezes, os pais só levam os filhos ao consultório após um trauma ou lesão bucal. Mas a palavra-chave para a saúde é prevenção. A erupção dos primeiros dentes de leite geralmente começa aos seis meses de idade. Nesse período, já se pode levar a criança para uma avaliação. A consulta, nessa fase, está mais relacionada a orientações sobre higiene bucal e uso de chupeta.

Com cerca de 2 ou 3 anos de idade, a criança já pode apresentar toda a dentição decídua, a qual deve ter atenção especial e ser checada de seis em seis meses para observação de possíveis desordens e más oclusões. A partir de 6 anos de idade, começam a surgir os primeiros dentes permanentes. Nem é preciso dizer a importância do acompanhamento nesse período para a futura dentição. Má oclusão e desenvolvimento ósseo comprometido podem ser identificados e tratados na hora certa. Por volta dos 13 anos de idade, a dentição permanente estará completa. Geralmente, nesse período é indicado o uso do aparelho ortodôntico que corrigirá eventuais desvios.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre o dentista para criança

Como você pode perceber, o dentista para criança ou odontopediatra é um profissional que compreende e sabe lidar com as demandas da saúde bucal próprias de cada etapa do desenvolvimento da criança. Por isso a importância de levar seus filhos apenas em profissionais com essa especialização para que a prevenção e os devidos tratamentos sejam realizados de forma eficaz. Se surgirem dúvidas sobre a atuação do dentista para criança, não deixe de entrar em contato que esclareceremos prontamente todas as questões. Nada como a melhor orientação para saber como manter a saúde bucal dos seus filhos.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1