Dentista infantil

As visitas frequentes ao dentista não são tarefas apenas dos adultos, como muitas pessoas pensam. A saúde bucal pode ser muito favorecida quando as crianças são estimuladas a cuidarem dos dentes e frequentarem o consultório odontológico desde cedo. A familiarização com o consultório em si, com os equipamentos e com o processo pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma boca saudável no futuro.

A infância é um período repleto de comidas gostosas que levam muito açúcar, como sorvetes, picolés, chocolates, balas e refrigerantes. Não é uma surpresa a informação de que todos esses lanchinhos que parecem indefesos prejudicam os dentes, contribuindo para a formação de cáries. Ou seja, crianças também precisam frequentar o consultório odontológico para prevenir ou tratar cáries e/ou outros problemas.

Contudo, em contrapartida, há o medo que muitas crianças possuem do dentista. Aquele clássico barulhinho é considerado uma espécie de monstro por muitas crianças, principalmente as que não estão habituadas com um consultório odontológico desde muito novas. Por isso, o dentista infantil é a pessoa mais indicada para atender os pequenos, já que tem consciência de todos os fatores envolvidos na presença de cada criança no consultório odontológico.

Diferenciais do dentista infantil

Levar a criança em dentistas especializados para atendê-las traz uma série de benefícios, de curto e longo prazo, pois esses profissionais possuem o famoso “jeitinho” para lidar com crianças, inclusive, passando instruções de forma lúdica, quando necessário. O conhecimento sobre como cuidar da higiene bucal desde pequeno é um conhecimento útil para a vida inteira. Outro fator que está diretamente ligado nas visitas infantis ao consultório odontológico é as futuras visitas, quando o paciente já estiver adulto.

Quantos adultos possuem medo de dentista por um trauma de infância? Muitos. A verdade é que muitos deles não vivenciaram uma experiência odontológica positiva quando mais novos, o que gera um receio em frequentar dentistas. Ou seja, marcam uma consulta quando algo incomoda, mas não se previnem por meio das consultas preventivas. Mais um motivo para habituar as crianças desde novas a frequentar o dentista infantil.

Mas, afinal, o que ele faz? Basicamente o mesmo atendimento de um dentista que atende adultos. Contudo, busca estimular a curiosidade da criança com o objetivo de tornar a experiência positiva. Além disso, explicações de acordo com a idade da criança também fazem parte do atendimento. Ou seja, é um conjunto de atitudes e conhecimentos que fazem do dentista infantil alguém tão preparado para atender os pequenos e apresentá-los ao mundo da saúde bucal.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre dentista infantil

Cáries, gengivites e outros problemas dentais também podem afetar as crianças. Por isso, as consultas odontológicas preventivas com o dentista especializado nesse público são tão importantes, pois acostumam o pequeno com o ambiente e com o profissional, relação que é decisiva para o tratamento e manutenção de uma boa saúde bucal. Sendo assim, caso a criança precise de uma restauração ou outro procedimento futuro, o choque não será tão grande, pois ela desenvolveu uma relação de confiança e não está tão assustada. Você sabia dos benefícios de levar as crianças em um dentista infantil? Deixe o seu comentário!

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1