Cirurgia Buco Maxilo Facial

A cirurgia buco maxilo facial, também conhecida como cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, é uma área odontológica responsável pelo tratamento cirúrgico das doenças da boca, da face e do pescoço. O procedimento é utilizado para a correção das deformidades faciais que podem ser causadas após traumas severos ou ainda para os casos em que os distúrbios da face apresentam-se desde o nascimento do paciente – principalmente na área da mandíbula e dos maxilares.

Essa é uma cirurgia de âmbito hospitalar ou ambulatorial. Apenas os casos mais simples e menores, e que exigem apenas uma anestesia local, são realizados nos consultórios dentários ou ambulatórios, como por exemplo, a remoção de pequenos tumores benignos ou cistos. As cirurgias maiores são realizadas no hospital, com anestesia geral e maiores cuidados. Dentro desses casos pode-se destacar: fraturas faciais, tumores grandes e procedimentos ortognáticos.

A cirurgia buco maxilo facial é uma especialidade que vem, cada vez mais, ganhando espaço no mercado odontológico e apresentando excelentes resultados que proporcionam aos pacientes a correção de seus traumas de face e uma ótima qualidade de vida. Das intervenções mais simples até as mais complicadas, os cirurgiões são capazes de oferecer segurança e conforto na realização de seu trabalho, isso porque existem grandes avanços no conhecimento dessa cirurgia.

Diferenciais da cirurgia buço maxilo facial

Em alguns casos, a cirurgia buco maxilo facial também pode ser norteada em benefício da estética do paciente – porém esse nunca é o objetivo principal do procedimento. Nas situações mais severas de trauma entre o maxilar e a mandíbula, a cirurgia é realizada com o objetivo de promover o encaixe prefeito dos dentes, oferecendo uma boa função mastigatória, e, por consequência, uma estética mais agradável.

Em geral, são pedidos alguns exames de laboratório preliminares para que o cirurgião consiga avaliar as condições de saúde do paciente que será submetido ao procedimento e à internação. A cirurgia é planejada de acordo com as necessidades particulares de cada caso, deixando muito claro os objetivos do cirurgião durante o processo cirúrgico.

A recuperação depende muito de paciente para paciente e também do porte da intervenção, porém de uma maneira geral é necessário de 12 a 24 horas de internação, e o paciente deve permanecer em repouso nos 15 dias subsequentes à cirurgia. Normalmente não ocorre dor, apenas um desconforto devido ao inchaço pós-operatório. Algumas pessoas costumam apresentar hematomas e uma sensação de anestesia na região operada. Esses sintomas desparecem após 15 dias e alguns meses, respectivamente.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre a cirurgia buco maxilo facial

A cirurgia buco maxilo facial é capaz de resolver os mais diversos problemas apresentados na cavidade bucal, na face e no pescoço. Com soluções pontuais e procedimentos menos invasivos, é possível corrigir os traumas apresentados nessa região do corpo. Para saber mais obre o assunto e entender mais detalhes de cada caso, converse com nossos especialistas.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1