Canal no dente e como é feito?

Canal no dente e como é feito?

Canal no dente e como é feito normalmente? O tratamento consiste na retirada da polpa do dente. Esse processo acontece quando a polpa está infeccionada ou morta. Isso ocorre após a cárie ter destruído o esmalte e a dentina. Assim, as bactérias da boca invadem a polpa dentária, local repleto de vasos sanguíneos e terminações nervosas, causando dor. As causas mais comuns de polpa infeccionada são provenientes de fratura dentária ou cárie dentária profunda. Toda forma de prevenção é importante. A endodontia visa salvar sempre que possível o arcabouço dentário.

Canal no dente e como é feito em crianças? Os dentes de leite possuem raiz e polpa, e o canal é adequado quando há infecções por cárie, má formação de dentina ou esmalte, fratura ou algum tipo de trauma nos dentes. O tratamento endodôntico nada mais é do que a retirada da parte viva do dente. São realizadas radiografias usadas “limas” como nos adultos e o isolamento absoluto, que é a colocação de um pedaço de borracha como uma espécie de lenço na boca da criança, deixando para fora apenas o dente que vai ser tratado. Portanto é de extrema importância cuidar da higiene bucal, mesmo que os dentes ainda sejam de leite.

Diferenciais do canal no dente e como é feito

Canal no dente e como é feito para que o paciente não sinta dor? A dor varia de pessoa para pessoa. Pode ser que o paciente não sinta nada após o tratamento de canal, como pode ser que ele sinta uma dor moderada nos três primeiros dias. Mas com a evolução de técnicas e medicamentos, hoje em dia é menos provável que o paciente sinta dor.

Normalmente o tratamento dura duas ou mais sessões. O dentista utiliza aparelhos específicos para fazer a limpeza dentro do dente extraindo assim toda a polpa comprometida. Logo, aplica uma substância para que as bactérias sejam eliminadas.

Em um segundo momento, o especialista utiliza um material de obstrução para preencher o espaço que antes era ocupado pela polpa, mantendo assim a carapaça do dente. Canal no dente e como é feito se caso a raiz estiver muito danificada? Há necessidades de instalar uma coroa no dente.

Se o paciente não realizar o tratamento de canal, algumas consequências podem vir a ocorrer, como, por exemplo:

  • Infecções na raiz e nos tecidos vizinhos;
  • Pode causar dor muito forte;
  • Inchaço;
  • Febre;
  • Bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea);
  • Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros).

    Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre canal no dente e como é feito

    Após o dente ser restaurado, ele pode durar muitos anos, porém alguns cuidados são necessários. Visitas regulares ao consultório odontológico podem garantir que seu dente permaneça saudável. Escovar os dentes três vezes ao dia e utilizar o fio dental auxilia na higiene bucal. Outra dica para manter seu dente saudável após o tratamento é evitar mastigar alimentos duros, pois podem quebrar ou danificar os canais de raízes.