Áreas de atuação do Dentista | www.lifesorrisos.com.br | Blog

Áreas de atuação do Dentista

Áreas de atuação do Dentista

Você sabe tudo sobre dentista? Bom, para sanar suas dúvidas sobre a área de atuação do dentista, este importante profissional preparamos este artigo para tentar responder os principais questionamentos acerca deste profissional essencial em nossas vidas. Qual a formação necessária? O curso de nível superior, as especializações, dentre outras formações importantes sobre o cirurgião-dentista. No final do texto, ficará sabendo como localizar especialistas no assunto. Então, tenha uma boa leitura!

Dentista, cirurgião-dentista, médico dentista, odontologista, dentre outras denominações que o profissional que cuida do sorriso das pessoas recebe. Este profissional é capacitado em odontologia, com curso em nível superior na área, em faculdades públicas e privadas do país. Após a conclusão do curso, que pode durar de 4 a 5 anos, dentistas sempre fazem cursos de especialização para o aperfeiçoamento, com atendimentos em clínicas particulares, convênios, ou então trabalham no serviço público, seja no estado ou nas prefeituras.

Geralmente, um dentista é responsável pela revisão da higiene bucal, profilaxia, limpeza, integridade dos dentes, para que assim as pessoas não tenham problemas bucais. Além disso, este profissional pode trabalhar em escolas para cuidar do sorriso das crianças e adolescentes, com aplicação de flúor, orientações e obturação de dentes.

Diferenciais de dentista

Um dentista pode se especializar em várias modalidades da profissão, para assim exercer o seu trabalho apenas em uma área da odontologia, que podem ser:

  • Odontopediatria;
  • Odontogeriatria;
  • Endodontia;
  • Periodontia;
  • Implantes;
  • Ortodontia.
  • Entre outras especialidades.

Entre as diversas áreas de atuação do Dentista, a ortodontia é uma especialidade que realiza a prevenção e tratamento dos vários problemas relacionados às disfunções dos dentes e da face do paciente. Dessa forma, o profissional realiza um curso de pós-graduação com especialização nesta área, que geralmente ocorre em polos de faculdades que possuem cursos de odontologia.

Didaticamente falando, a odontologia é uma área da saúde que trata dos problemas relacionados ao pescoço, face, cavidade bucal, além das articulações e dentes. Já outros pacientes procuram um dentista para realizar clareamento dos dentes, que está em moda nos últimos anos, visto que vários artistas e celebridades realizam tal procedimento.

Porém, alguns pacientes procuram um dentista apenas para limpeza dos dentes, que geralmente é feita à base de bicarbonato de sódio, ou então para obturação de dentes. Muitos ainda procuram uma clínica odontológica para realizar procedimento de implante de dentes, que é um tratamento que exige várias cirurgias e intervenções cirúrgicas.

Atendendo ao Ministério da Saúde e Educação, um dentista sai dos bancos escolares da faculdade voltado para a prevenção, sendo assim profissionais que irão trabalhar com saúde coletiva. Já outros fazem mestrados e especializações na área da odontologia.

No Brasil, o dia do dentista é comemorado no dia 25 de outubro, quando ocorreu a criação da primeira faculdade de odontologia do Brasil, que fica no estado da Bahia.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre dentista

Afinal, você sabe tudo sobre o tema aqui abordado neste artigo? Caso tenha dúvidas sobre este importante assunto, fale agora com um dos nossos especialistas, pois possuímos profissionais com credibilidade no assunto. Agora, você já sabe a importância de um dentista, não é mesmo? Caso tenha dúvidas, fale agora com um dos nossos especialistas, ou se preferir compartilhe o seu comentário sobre o assunto. Você também poderá ter acesso a mais informações por meio dos nossos outros canais. Então, não perca tempo e compartilhe sua opinião aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *