Aparelho dentário

Um aparelho dentário é um dispositivo usado em ortodontia que alinha e endireita os dentes e ajuda a posicioná-los no que diz respeito à mordida de uma pessoa, enquanto também trabalha para melhorar a saúde dental.

É frequentemente usado para corrigir prognatismo, bem como as más oclusões, mordidas abertas, mordidas profundas, mordidas cruzadas, dentes tortos e várias outras falhas dos dentes e da mandíbula.

O aparelho dentário é também muitas vezes utilizado em conjunto com outros aparelhos ortodônticos para ajudar a alargar o palato ou mandíbulas, auxiliando na formação dos dentes e maxilares. Há, tradicionalmente, quatro elementos básicos que são usados: suportes, materiais de ligação, arco de arame e ligaduras elásticas.

Os aparelhos têm pressão constante que, ao longo do tempo, move os dentes para as posições desejadas. O processo afrouxa o dente, após o qual um novo osso cresce para apoiar o dente em sua nova posição. Isso é chamado de remodelação óssea.

A remodelação óssea é um processo biomecânico responsável por tornar os ossos mais fortes em resposta à atividade de suporte de carga. Quando o aparelho dentário exerce pressão sobre os dentes, a membrana periodontal se estende de um lado e é comprimida de outro.

Este movimento deve ser feito lentamente, por isso que os aparelhos são comumente usados por um ano ou mais e necessitam que ajustes sejam feitos apenas a cada poucas semanas.

Diferenciais do aparelho dentário

Primeiramente, dentes alinhados contribuem para um sorriso mais agradável. Muitos estudos têm demonstrado que um belo sorriso aumenta a autoestima, o que é importante em qualquer idade.

Especialmente para as crianças, o desenvolvimento de uma autoimagem positiva pode contribuir para a formação de uma personalidade segura e, consequentemente, para o sucesso futuro. Para os adultos, a autoestima é extremamente importante em ambientes profissionais e situações sociais.

Tão importante quanto a aparência pode ser, o benefício do uso de aparelho dentário vai além de apenas estética. Dentes alinhados ajudam a ter mordida, mastigação e até mesmo fala mais eficazes.

Além disso, dentes alinhados também contribuem para a preservação de dentes e gengivas saudáveis, já que são mais fáceis de escovar, limpar e passar fio dental. A capacidade de cuidar melhor dos dentes através da higiene oral também ajuda a prevenir cáries futuras e doenças periodontais.

Dentes e maxilares corretamente alinhados podem também aliviar o desgaste desnecessário. Sabe-se que a má oclusão pode levar a problemas como a ATM (articulação temporomandibular), problemas de mastigação e até mesmo digestão ineficaz. Em casos extremos, pode resultar até mesmo em dores de cabeça crônicas e nas costas ou dor de garganta.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre aparelho dentário

Como se pode perceber, os benefícios para a saúde que advêm de dentes perfeitamente alinhados são muitos. Assim, em muitos aspectos, um sorriso bonito é um agradável “efeito colateral” do tratamento ortodôntico, embora muitos pacientes realmente possam vê-lo como o principal benefício. Investir em ortodontia para corrigir um problema no início da vida é geralmente menos caro do que o atendimento odontológico restaurador necessário para tratar problemas mais sérios que podem se desenvolver em anos posteriores. Caso você tenha dúvidas ou apenas queira saber mais detalhes a respeito de aparelho dentário, não hesite em entrar em contato conosco hoje mesmo! Nossos especialistas estão a postos para atendê-lo.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1