Aparelho dentário móvel

O aparelho dentário móvel é encaixado na boca e pode ser retirado pelo ortodontista ou pelo próprio paciente. Eles podem ser classificados em ortodônticos, os quais fazem pequenas movimentações nos dentes, ou ortopédicos, usados em correções de alterações ósseas. Atualmente, visando uma melhor estética, já existem aparelhos transparentes, nos quais as peças de suporte se confundem com a cor do dente.

Após o tratamento ortodôntico, você receberá alta, mas isso não quer dizer que deixará de visitar o consultório do seu dentista. Seja o seu aparelho fixo ou removível, deverá ter consultas frequentes para que o profissional dê continuidade à avaliação do reposicionamento dos seus dentes. É imprescindível que o tecido ósseo e os adjacentes estejam de acordo com o novo posicionamento dental.

Um novo aparelho dentário móvel auxiliará para que os dentes se acostumem com o novo alinhamento dental. Esse aparelho será desenvolvido visando limitar o movimento dos dentes e assim evitar que o paciente volte para o tratamento ortodôntico, recomeçando todo procedimento. O aparelho removível deve ser usado 24 horas por dia durante seis meses. Remova-o apenas quando for comer ou para a higiene bucal e do aparelho. Porém, de acordo com o caso, esse prazo pode variar.

Diferenciais do aparelho dentário móvel

É muito importante iniciar um tratamento ortodôntico, pois além dele lhe oferecer um sorriso mais agradável esteticamente, também pode aumentar sua autoestima. A utilização de aparelhos dentários traz mais confiança e benefícios à saúde, como:

  • Obter um sorriso mais bonito;
  • Muitos pacientes relatam problemas na fala. Um aparelho ortodôntico pode melhorar a comunicação;
  • Mastigação correta, pois ela não é muito eficiente com dentes tortos. Os alimentos deglutidos sem a trituração adequada podem ocasionar problemas de saúde como azia, gastrite e, no pior dos casos, úlceras;
  • Higienização bucal mais completa. Com dentes tortos se torna mais difícil higienizar a boca, já que a escova e o fio dental não vão até todos os dentes.

A maioria dos aparelhos móveis pode ser removida. Por isso são perdidos muito facilmente. Uma solução para esse problema seria carregar sempre a caixa do aparelho dentário móvel com você a fim de guardá-lo quando não estiver usando. Isso evita que gaste centenas de reais em uma nova peça. Para uma higienização eficiente do dispositivo, escove-o com creme dental, sabonete líquido ou detergente neutro, todos os dias. Um dentista poderá oferecer maiores informações de como cuidar e limpar cada tipo de aparelho removível.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre o aparelho dentário móvel

É fundamental ter cuidado e se certificar de nunca sentar ou pisar no aparelho, nem danificá-lo de qualquer outra maneira. Apenas seu odontólogo poderá lhe dizer durante quanto tempo você deve usar o aparelho dentário móvel. O propósito desse dispositivo é evitar o retorno dos dentes à posição original, então ele deve ser usado pelo menos até suas gengivas e maxilares ficarem estabilizados ao redor dos dentes.

Tags

Talvez você goste também

Siga A Life Sorrisos

Postagens Recentes

Curta Nossa Página

WhatsApp
1